Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico, Missão e Visão de Futuro
Início do conteúdo da página

Histórico, Missão e Visão de Futuro

1. Histórico

     A criação do 3º Batalhão de Comunicações (3º B Com) remonta à Companhia de Sinaleiros e Telégrafos, subunidade do 3º Batalhão de Engenharia, criada no ano de 1917, em São Gabriel – RS, na colina histórica onde Caxias armou tendas das Forças Imperiais na Guerra dos Farrapos.

     Com a reorganização da Arma de Engenharia e o desmembramento das subunidades de Transmissões, em 1935, organizou-se a 3ª Companhia Independente de Transmissões (3ª Cia Ind Trns), embrião do 3º B Com.

     Inicialmente aquartelada em Porto Alegre – RS (1935-1937), a 3ª Cia Ind Trns teve suas instalações transferidas para Rosário do Sul – RS (1937-1939) e, posteriormente, para São Leopoldo – RS (1939-1965).

     Em São Leopoldo a Companhia teve sua denominação alterada para: 3ª Companhia de Transmissões (1946), 6ª Companhia de Transmissões (1949) e 6ª Companhia de Comunicações (1953).

    O Decreto Nr 57.159, de 03 NOV 1965, criou o 3º B Com que herdou o acervo da extinta 6ª Cia Com e estabeleceu seu aquartelamento em Rio Negro – PR (1965-1970). A OM mudou para Bento Gonçalves – RS em 1970, onde permaneceu até 1976.

    Finalmente, em 05 MAIO 1976, Dia da Arma de Comunicações, passou a ocupar as atuais instalações, em Porto      Alegre – RS.

     A Unidade é pioneira na implantação do Sistema de Comunicações de Área do Exército Brasileiro, fato que muito orgulha seus integrantes.

    O Batalhão atuou durante muitos anos na área de Ensino, formando dezenas de oficiais da reserva (1979-1985) e o total de 1.229 sargentos de carreira (1986-1999).

   O 3º B Com é Organização Militar Diretamente Subordinada ao Comando Militar do Sul, sendo dotado de 03 companhias operacionais. Possui meios para desdobrar centros de Comunicações em apoio ao comando do Corpo de Exército e da Força Terrestre Componente nas operações.

     Para cumprir sua missão, a OM:

         - possui equipamentos e sistemas que permitem estabelecer enlaces de fonia/ dados por meio cabos de rede, rádio e     satélite;

         - emprega os software C2 em Combate e Pacificador que permitem acompanhar as operações em tempo real;

         - utiliza correio eletrônico e sistema de protocolo para envio de mensagens operacionais; e

         - emprega equipamento tático para videoconferência e cobertura de imagem.

     A Unidade consta no Plano Estratégico do Exército, na Ação Estratégica "1.1.8 Reestruturar o Sistema de Comando e Controle" e na Atividade "1.1.8.6 Transformar o 3º Batalhão de Comunicações em 3º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica. (2020-2023)".

    Honrando seus mais de 100 anos de história marcados pelo êxito e pela constante evolução, o 3º B Com será em breve a mais nova Unidade de Comunicações e de Guerra Eletrônica do Exército Brasileiro, agregando ao CMS novas capacidades para o combate no moderno campo de batalha do século XXI.

 2. Missão

Instalar, explorar, manter e proteger o Sistema Tático de Comando e Controle em apoio ao Comando Militar do Sul (CMS), estabelecendo os enlaces de Comunicações e os sistemas de Tecnologia da Informação (TI) para as atividades da função de combate Comando e Controle (C2).

3. Visão de Futuro

    Ser OM de Comunicações e de Guerra Eletrônica de referência, no âmbito do Comando Militar do Sul, reconhecida e respeitada pela efetividade do seu trabalho no cumprimento das missões.

Fim do conteúdo da página